Aromoterapia



Arte e ciência do uso de óleos essênciais de plantas em tratamentos auxiliares para a mente, as emoções, o corpo e a casa.

Abaixo segue um breve guia de referência das funções de cada óleo essencial, porém o ideal é consultar livros sobre o assunto, disponíveis em livraria, ou recorrer a um aromaterapeuta.

Óleos Essênciais:

ALECRIM 10

Rosmarinus officinalis

Usos Gerais: Pressão baixa, Tosses, Exaustão, Vias respiratórias, Revigorante, Drenagem linfática, Memória, Anti depressivo.

Descongestiona a face, traz conforto refrescante limpo e animador. Relaxa ombros e pescoço. Combinar c/ Basilicão, Lavanda, Menta, Lemongrass.

BASILICÃO

Ocimun basilicum

Usos Gerais: Debilidade, Perda do olfato.

A sensação doce e leve deste óleo, acalma e nos remete ao universo doce e bondoso da natureza. Combinar c/ Bergamota, Geranio, Salvia, Lavanda, Lemongrass.

BERGAMOTA

Citrus bergamia

Usos Gerais: Tensão, Stress, Ansiedade, Irritabilidade.

Aroma doce, verde e "frutal". Cria uma atmosfera alegre e descontraída. Combinar c/ Junipero, Geranio, Lavanda, Alecrim.

CAMOMILA

Anthemis nobilis

Usos Gerais: Calmante, Ansiedade, TPM, Medo e Dor de cabeça.

Aroma nobre na aromaterapia. Ideal para pessoas estressadas, preocupadas. Reequilibrador emocional.

CANELA

Cinnamomum zeylanic

Usos Gerais: Estimulante, Antisséptico, Resfriados.

Aroma morno, penetrante e quase doce. Combate cheiro de cigarro. Limpa e alivia o ambiente. Próprio para ambientes comerciais. Combinar com Cravo, Eucalipto, Limão e Laranja.

CEDRO

Cedrus atlântica

Usos Gerais: Ansiedade, Dispersão, Insegurança e Agitação.

Traz os aspectos positivos da masculinidade (proteção, força e segurança), seu cheiro"amadeirado" e seco remete à paisagens bíblicas, onde a fé e a meditação religava os homens de maneira própria a Deus. Combinar com Bergamota, Alecrim, Junipero, Sândalo.

CITRONELA

Cymbopogon Nardus

Usos Gerais: Repelente, Antiséptico, Desodorante.

Utilizados em acampamentos, praias e pescarias. Combinar com Limão, Lemongrass e Laranja.

CRAVO

Syzygium aromaticum

Usos Gerais: Repelente, Antiséptico, Anestésico, Resfriados e Otimismo.

Aroma picante e próprio. No Brasil está estigmatizado pelos consultórios odontológicos e pela culinária, porém o apreciador atento poderá usufruir de agradáveis e sutis sensações. Combinar com Bergamota, Lavanda e Laranja.