Florais



Dr. Edward Bach

Médico imunologista, bacteriologista e homeopata que descobriu as essências florais por volta de 1928-30. Ele disse: "A ação destes remédios consiste em elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para recepção do Eu Espiritual; de inundar nossa natureza com a virtude particular de que precisamos, e em expurgar de nós o erro que causa o mal... Eles curam, não combatendo a doença, mas inundando nosso corpo com as sublimes vibrações de nossa Natureza Superior, em cuja presença a enfermidade se dissolve como a neve à luz do sol. Não existe cura autêntica, a menos que exista uma mudança de perspectiva, uma serenidade mental e uma felicidade interna."

A saúde é uma herança nossa, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo e isso não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos."



Considerações Gerais

O Dr. Edward Bach, médico inglês, desenvolveu uma medicina natural, para tratar a saúde emocional e espiritual, descobrindo as 38 Essências Florais de Bach que são essências preparadas a partir dos florais, cada uma para um estado emocional específico, e ainda uma combinação de 5 Florais de Bach, designados para situações difíceis, que exigem demais da pessoa, à qual ele chamou de Rescue Remedy®.

37 dos 38 Florais de Bach são flores de arbustos e árvores silvestres, com excepção do Rock Water que é feito com água natural pura de fonte com propriedades curativas.

Os Florais de Bach ajudam a ultrapassar os estados emocionais do dia a dia, mais em sintonia com as tendências de cura natural dos tempos actuais

Os Florais de Bach, assim como outras formas de medicina natural, têm efeito através do tratamento do indivíduo e não da doença ou dos seus sintomas. Eles actuam especificamente na condição emocional da pessoa afetada, deste modo, duas pessoas com a mesma queixa podem beneficiar de Florais de Bach diferentes.

Por exemplo, embora possam ambas sofrer de artrite, uma talvez esteja resignada à doença, enquanto a outra talvez esteja impaciente com a enfermidade, portanto diferentes Florais de Bach serão apropriados para cada caso.

O efeito, ao tomar-se as Essências Florais de Bach, não é de suprimir as atitudes negativas e sim de transformá-las em positivas, estimulando o próprio potencial de auto-cura da pessoa, libertando o sistema físico para empenhar-se completamente na luta contra a doença e o stress.

A pessoa não necessita de estar doente fisicamente para beneficiar da toma de Florais de Bach. É normal as pessoas passarem por períodos de dificuldades e fadiga, podendo originar a instalação de um estado de negativismo. Nestes momentos os Florais de Bach são fundamentais, restaurando o equilíbrio antes que os sintomas físicos apareçam.

As Essências Florais de Bach são únicas, simples de usar por qualquer pessoa, sem necessidade de acompanhamento médico específico, apropriadas para toda a família, não criando situações de dependência seja qual for o período de utilização e estão disponíveis em grande parte de estabelecimentos naturistas.

É importante destacar que a presente terapia não dispensa o tratamento médico para a cura das doenças físicas. Os Florais de Bach começam por actuar no corpo mais subtil, vão atravessando as várias camadas até ao corpo físico (mais pesado), não curando directamente a doença física, mas ajudando a combatê-la ou a conviver com ela de modo a que não represente um aspecto importante da vida da pessoa e esta possa viver melhor.

Os presente florais podem ser utilizados juntamente com outras medicações alopáticas ou homeopáticas, ou outras formas de terapia tradicional ou natural, sem qualquer interferência negativa, sendo, inclusivamente, complementares, potenciando os efeitos das outras terapias e reduzindo os seus efeitos secundários.



Como usar florais

A escolha do Floral ou Florais de Bach a aplicar será efetuada em função dos estados emocionais, que terão que ser previamente identificados, para os quais os Florais de Bach estão indicados. Poderão ser combinados, se necessário, até 6 ou 7 essências num frasco de tratamento, contando a essência Rescue Remedy® (que combina 5 essências) como uma essência.

Uma vez escolhido o floral ou combinação de Florais de Bach, procede-se do seguinte modo:

Em casos agudos, passageiros, deitar 2 gotas de cada essência, com excepção da essência Rescue Remedy® cuja quantidade será de 4 gotas, num copo de água mineral não gaseificada que deverá ser tomado pelo menos 4 vezes ao dia;

Em casos crónicos, adicionar as duas gotas de cada essência (ou 4 no caso do Rescue Remedy®) num frasco de vidro esterilizado de cor escura (por exemplo ambar) de 30 ml com água mineral não gaseificada e tomar desta mistura 4 gotas de cada vez, 4 vezes ao dia, até obtenção de alívio do estado emocional / sintomas, podendo levar várias semanas até se sentir uma melhoria observável, dependendo da gravidade do estado crónico.